por Clementine Tangerina, em 09.01.08
" O limite máximo de circulação vai ser reduzido para 30 quilómetros por hora em centros urbanos, zonas residenciais e espaços com «forte presença de tráfego pedonal».
Segundo titula a edição desta quarta-feira do Jornal de Notícias, o objectivo, expresso na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR), vai agora ser aprofundado por um grupo de trabalho em que participam estruturas como a Estradas de Portugal, governos civis e Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Os resultados desde 1999 mostram que a sinistralidade dentro das localidades evoluiu «a um ritmo inferior à média e esse comportamento é mais acentuado no período mais recente». Razão que leva a ENSR - que traça metas em duas fases, até 2011 e até 2015 – a apontar objectivos mais ambiciosos dentro das localidades (-36,1% de mortes em 2015) do que fora delas (-21%).
De acordo com o JN, está prevista a introdução de dois conceitos, um deles totalmente inovador: «Zonas 30 km/h» e «Zona residencial multifuncional». A redução de velocidade será, promete o documento estratégico, acompanhado de medidas de acalmia de tráfego - ou seja, alterações físicas como a introdução de lombas ou semaforização. " in Diario Digital
AHAHAHAH!! Hoje é dia das mentiras não é? Só pode...aiiii pode pode!!!