por Clementine Tangerina, em 29.07.11
Há coisas que nos dizem ao longo de uma vida, que achamos nunca irão ser como os outros nos dizem. Os pais toda à vida nos disseram "irás perceber um dia", e coisas como "...irás dar valor...", quem nunca ouviu estas famosas palavras? Todos, ou quase todos!
Há dias dei por mim a sentir-me que nem uma "velha" a falar com uma colega alguns anos (bastantes) mais nova que eu, em conversa sobre o futuro e o estado do pais, acabei por lhe dizer para estudar, para ficar em casa dos pais enquanto pudesse e aproveitasse para ter novas experiências de vida. Até que de repente me deu um click e pensei "onde é que eu já ouvi isto?!".
É estranho que num curto espaço de tempo (muito pouco), a nossa maneira de ser e de estar muda radicalmente. As nossas prioridade mudam, aquelas coisas que achavamos serem fundamentais para "sobreviver" deixam de ser, e dou por mim a pensar que devo ter batido forte com a cabeça para ter mudado tanto e em tão pouco! A experiência de vida, a maternidade ( sem dúvida alguma) fez-me ter uma perspectiva da vida e das pessoas, muito diferente. Percebi ainda mais o conceito de "família", que os meus são aqueles que estão presentes na minha vida, que estão lado a lado comigo, nos bons e nos maus momentos, são aqueles que quando precisei de colo por estar exausta por cuidar de um bebe prematuro, nunca desistiram de mim/nós.
O ditado "palavras leva-as o vento" ganhou um significado completamente diferente. Para quê as palavras quando os actos falam mais alto?!
Há momentos assim, que olhamos para trás e pensamos em tudo o que vivemos, as pessoas que se cruzaram connosco, e nos momentos vividos, e chegamos a uma única conclusão. Faz parte. Faz mesmo parte, do crescimento e da evolução. E tudo tem uma razão de ser.